Esse é curso gratuito que ache interessante repassar pra vocês. Deem um olhada lá pra ver o que interessa á vocês. Bjs. Rê
Curso Sequência Didática na Educação Infantil
1 - INTRODUÇÃO AO TEMA
“Os meninos à volta da fogueira
Vão aprender coisas de sonho e de verdade
Vão aprender como se ganha uma bandeira
Vão saber o que custou a liberdade”
Vão aprender coisas de sonho e de verdade
Vão aprender como se ganha uma bandeira
Vão saber o que custou a liberdade”
PAULO DE CARVALHO : OS MENINOS DE HUAMBO
Letra e música: Rui Monteiro
In: "Desculpem Qualquer Coisinha", 1985Victor Almeida
In: "Desculpem Qualquer Coisinha", 1985Victor Almeida
2 - A SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO PLANEJAMENTO DA ROTINA
Como se contrói a sequência didática no planejamento da rotina da educação infantil?
Há sempre um risco quando o assunto é fundamentação teórica de um material didático, de um curso ou de qualquer coisa que pareça uma receita. No entanto, deixarei aqui algumas definições de conceitos que considero importantes para o acompanhamento da metodologia em questão.
4 - PASSOS DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Para que aconteça então a sequência didática os demais passos podem ser encaixados nos horários diários da escola sem nenhuma outra imposição. temos apenas que lembrar que a Sequência aqui apresentada só é composta com atividades que englobem todos os passos abaixo listados. Vejamos:
5 - ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Em relação a alfabetização na Educação Infantil, penso que algumas dicas sejam úteis aos professores que atuam diariamente nas modalidades infantis. Certamente deve estar claro a estes profissionais que não há mal nenhum em alfabetizar as crianças nestas idades, desde que esta alfabetização tenha acontecido a partir de uma naturalidade composta pelo estímulo do professor, pela vontade e capacidade das crianças e principalmente pelo desejo do grupo - afinal, todo conhecimento é socialmente determinado. Assim, se o grupo ao qual pertence a criança sentir-se confortável e capaz de avançar cada vez mais no processo, nenhum problema nisto. Também é importante lembrar que o brincar, o lúdico, os jogos e a convivência precisam ser garantidos. Nunca secundarizar estas atividades por conta de alfabetizar a criança na Educação Infantil.
6 - A IMPORTÂNCIA DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
As sequências didáticas na Educação Infantil possibilitam um trabalho organizado paulatinamente, possibilitam o crescimento e o aprofundamento em conceitos e em saberes, pouco a pouco, de acordo com a curiosidade e estimulação presentes nestas salas de aula. É a sequência didática também que garante que o professor não vai privilegiar um conhecimento em detrimento do outro pois se não houve um planejamento criterioso de uma sequência, acaba-se por optar e desenvolver muitas ações de um campo do conhecimento, como de língua ou de matemática, por exemplo, e nos esquecemos de artes visuais, movimento, dentre outros saberes imprescindíveis para o desenvolvimento da Educação Infantil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário